'08 - Convergência ou mais do mesmo?

(segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008)

Tenho participado de diversas reuniões com veículos, agências e fornecedores com ampla atuação na web dentro do cenário nacional. Apesar dos diferentes temas, tenho percebido um assunto comum a todos: o atual estágio de consolidação da Internet como meio (não só de comunincação, mas de relacionamento e vendas).

Não há dúvida de que a Internet tem ganhado força dentro da distribuição de investimento dos anunciantes, mas, diferentemente do que vimos no começo de 2000, este movimento não está ocorrendo devido ao custo da web em detrimento demais meios. O crescimento vem agora impulsionado pelos resultados obtidos.

Vemos hoje o meio digital se expandindo, se fundindo com outros meios, como rádio, televisão, jornal, revista e até mesmo mídia exterior. Não é raro encontrar alguém que não escute rádio pela internet (ou até mesmo, pelo celular), ou que participe ativamente da votação do Big Brother às terças. Já não é novidade para anunciantes utilizar páginas específicas em seus sites para identificar acessos provenientes de anúncios de página dupla na Veja e, para ser sincero, nem é novidade mais dizer que realizou uma ação via celular (bluetooth) enquanto a pessoa passava por uma rua ou aguardava na fila do cinema.

Está crescendo o investimento em Internet porque não há mais uma clara divisão do que é digital e o que é analógico. Posso acessar meus e-mails ou até mesmo comprar música com meu telefone celular. Posso buscar ruas e endereços sem precisar mais de um guia físico de papel em qualquer lugar do planeta. Posso ler as principais notícias do dia sem ter que aguardar o jornal de amanhã. Posso ver como está o trãnsito até a minha casa. Posso programar o que verei na televisão sem estar em casa.

Não bastasse isso, estamos descobrindo uma nova web, desta vez colaborativa, que foge ainda mais da unilateralidade tradicional dos outros meios. Basta ver o crescimento do MySpace, Facebook, Flickr, Orkut, Linkedin, Blogs e Fotologs, Second Life, Podcasts, e por aí vai.

Acredito em um ano de 2008 forte para a web, com novos entrantes (empresas que ainda não sabiam direito o que era isso e que agora se vêem pressionadas a entender e se destacar no meio) e atuais players com estratégias ainda mais agressivas.

É aguardar para ver.

Links:
Década Digital - IDGNow! (por Marcelo Coutinho)
A Geração V e a segmentação comportamental - Na Medida (por Rodrigo Polacco)
MySpace
Flickr
Facebook

Posted in Marcadores: , , , Postado por Gustavo Reis às 12:58  

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