Proxxima '08

(sábado, 15 de março de 2008)

Nesta última semana estive no Proxxima, um dos principais eventos sobre o mercado digital no Brasil. Natualmente este tipo de evento é bastante produtivo no que diz respeito a relacionamento entre anunciantes, agências, veículos e fornecedores especializados e o Proxxima 2008 não foi diferente. Porém, duas coisas me chamaram muito a atenção:

Ciclo de Palestras
Por ser organizado pelo Meio & Mnsagem e por contar com respeitadas marcas patrocinadoras, tiva a expectativa que as palestras fossem aprofundar temas que permeiam o dia-a-dia do 'profissional digital'. O que vi, porém, foi a abordagem superficial de alguns temas como redes sociais, search e mídia. Vi diversos cases (alguns classificados como os melhores dos últimos 10 anos), mas que simplesmente não falavam do retorno efetivo para o anunciante.
Vou abrir um parênteses importante: quando digo retorno, não é só em alcance/exposição. Hoje não dá mais para ignorar a importância da internet dentro do cenário nacional e a força e a velocidade com que a web vem crescendo no Brasil. Não dá mais para classificar como bem sucedida uma ação digital que teve mais impacto que a tiragem de uma revista ou jornal. Internet é branding? Sim! Internet é venda? Sim! Internet é relacionamento? Sim!

Senti falta de abordagens como: "nossa estratégia foi a de...", "nosso planejamento foi fundamentado em...", "utilizamos a web da seguinte forma:...". Salvo algumas exceções, ouvi discursos dispersos e políticos - e olha que cruzei com muita gente importante e com bagagem e conhecimento nos corredores.

Stands
O espaço utilizado foi bem pequeno, onde havia 10 stands, predominantemente de veículos (Terra, MSN, RBS, Fox, Cartoon Network, MTV e Limão).

Não sei que a proximidade com outros eventos de web (I Forum Internacional ABA Petrobrás de Comunicação digital, I Mídia Conference Series e World Web Expo Forum, todos em Março) teve alguma influência sobre os temas e palestrantes, mas acho que o evento ficou devendo. Quem sabe na próxxima...

Posted in Marcadores: Postado por Gustavo Reis às 15:57  

0 comentários: