A competição, a inovação e o tempo

(segunda-feira, 7 de abril de 2008)

O ambiente de negócios está cada vez mais acelerado, competitivo e exigente. Há cada vez menos espaço (e tolerância) para falhas, desatenção, conformismo e acomodação. Somos cobrados por performance, pela capacidade de inovação e, acima de tudo, pela habilidade de fazer acontecer (junção de inteligência e velocidade).

Não bastasse o natural aumento da concorrência, este cenário fica ainda mais caótico pelo momento que a comunicação vem passando, onde há uma infinidade de meios, veículos e formatos disponíveis, algo nunca visto antes.

O profissional de comunicação passou a conviver com temas ainda um tanto quanto desconhecidos. Não basta mais entender de televisão, afinal com a digitalizção do sinal todo o fluxo será alterado; o que falar do jornal e da revista em um mundo onde o conteúdo pode estar disponível 24/7 em uma simples pesquisa no Google; e o cinema que agora tem que se preocupar com as transmissões ao vivo de alguns portais. E por aí vai.

Esta transformação vem também exigindo um novo perfil de profissional, capaz de entender do técnico, mas hábil para aproveitar as oportunidades que estão sendo criadas. E como isso tudo ainda é razoavelmente novo, há uma escassez de gente qualificada.

Porém, vejo também outro cenário: aquele que quem conhece sabe que está valorizado e, passou a ser caçado no mercado. Trata-se de uma oportunidade de ouro para os profissionais 2.0. Só tem um ponto: há a necessidade de saber que, apesar disso, ainda há muito o que aprender. Não basta ser bom tecnicamente e não entender de business - algo que só o tempo ensina.

Posted in Marcadores: , Postado por Gustavo Reis às 17:48  

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